/ julio 27, 2020

5 benefícios para construir uma rede de valor com seus parceiros de negócios

Por
/ julio 27, 2020

No mundo da logística é comum ouvir o termo «supplychain» para se referir aos diferentes participantes envolvidos nos processos de produção e comercialização de produtos que normalmente se encontram no mercado, porém, este termo acaba sendo muito linear,onde cada passo que é dado depende dos anteriores, portanto, qualquer ineficiência pode desencadear numa série de erros, além de descrever relações rígidas, tradicionais, fornecedor-compradores, diferentes daquelas que hoje em dia mudam as demandas mundiais.

Hoje, nas rápidas mudanças que a tecnologia implica, as relações comerciais evoluíram e falar sobre o assunto requer uma visão muito mais ampla e flexível do que o termo «cadeia de suprimentos» pode fornecer, é por isso que especialistas em logística preferem se referir aos parceiros em um ecossistema de negócios como uma «rede de valor», onde podem ser estabelecidas relações baseadas em confiança que permitem a interação de todos os participantes, sequências dinâmicas e operações abertas e interconectadas em toda a rede para que possam competir no mercado atual, com base nas necessidades dos clientes para construir propostas que agreguem o valor que eles exigem.

Uma rede de valores é então um ambiente de negócios muito mais flexível e ágil do que a cadeia de suprimentos tradicional, pois permite construir relações mais expansivos entre parceiros de negócios, incorporando participantes não só de produção e +vendas, mas também de distribuição, atendimento ao cliente e até mesmo serviços, para dar respostas mais ágeis às necessidades do mercado através de diversos canais levando em conta o quão exigentes os consumidores são hoje.

Benefícios da construção de uma rede de valores com seus parceiros de negócios:

Além de serem mais dinâmicas, flexíveis e ágeis, as redes de valor possuem múltiplos benefícios para as empresas, tais como:

  • Maior visibilidade dos processos: seus modelos dinâmicos e flexíveis vão contra as hierarquias tradicionais e incorporam diferentes participantes que dão maior visibilidade aos processos a todas as partes envolvidas, garantindo o processo em cada uma das partes.
  • Espaço para crescimento: uma rede de valor trabalha em conjunto com seus parceiros de negócios, dando origem ao aprendizado compartilhando canais, métodos, processos e objetivos comuns.
  • Otimiza operações: com diferentes áreas envolvidas trabalhando em equipe, os objetivos são alcançados de forma muito mais ágeis, tornando os processos ideais do início ao fim.
  • Melhora o serviço: as necessidades dos clientes são a razão de estarmos nesse tipo de vínculo entre as empresas e melhorar o serviço não será percebido apenas como um benefício, mas até como um dos objetivos de uma rede de valor, conseguindo ter consumidores satisfeitos, melhorando a produtividade das empresas envolvidas.
  • Maior competitividade: o simples fato de trabalhar em equipe permite que você concorra mais fortemente no mercado, pois acaba sendo um trabalho coletivo para um benefício comum.

Quando se fala em rede de valor torna-se necessário incluir o termo colaboração, pois como há muito mais participantes integrados e ao permitir o dinamismo da interconexão entre eles, trabalhar de forma colaborativa é essencial para que o modelo funcione, e é comprovado que hoje as empresas não competem como interesses autônomos, mas como uma equipe de rede de valores, fato que lhes permite alcançar seus objetivos na velocidade que o mundo está se desenvolvendo.

Se você quiser aprender a implementar esse modelo de relacionamento colaborativo com seus parceiros, você pode participar sem nenhum custo de nossos Grupos de Experiência de Colaboração Empresarial, eventos virtuais para cada indústria que ocorrem em todas as regiões. Para mais informações, entre em contato conosco em: internacional@logyca.com

Dejar un Comentario

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *